top of page
  • Foto do escritorGabriel Resgala Silva

Assertividade, a comunicação clara e respeitosa

Você tende a ter comportamentos passivos, evitando confrontos e se conformando com situações que não lhes agradam, tendo dificuldades em conseguir o que quer? Ou comportamentos agressivos, tentando impor suas opiniões e necessidades sem levar em conta as outras pessoas - muitas vezes conseguindo o que quer, mas à custa das relações? Ou, ainda, tem tendência a se comportar de forma passivo-agressiva, disfarçando sua agressividade (a imposição das próprias vontades) com o uso de silêncio, ironia, sarcasmos ou intimidações?


Pois pode ser importante aprender a cultivar mais comportamentos assertivos. A assertividade é uma habilidade social que envolve a capacidade de se comunicar de forma clara e respeitosa, expressando suas opiniões, desejos e necessidades sem violar os direitos dos outros. Pessoas assertivas são capazes de se posicionar de maneira firme, mas sem agressividade ou passividade, sabendo ouvir e sendo aberto a colaborações. A longo prazo, esse comportamento tende levar a relacionamentos mais saudáveis e menos frustrações no cotidiano.

amigos conversando lá fora

Comportar-se de forma assertiva nem sempre é fácil, especialmente num ambiente social que não incentiva esse tipo de atitude. Mas é bom ter em mente que a assertividade é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por meio de prática e autoconhecimento. Algumas dicas para melhorar a assertividade incluem:


  1. Comunicar-se de forma clara e objetiva: use frases curtas e diretas para transmitir suas ideias e necessidades. Evite rodeios e excesso de informações.

  2. Demonstrar confiança: mantenha contato visual direto (sem ser ameaçador) e uma postura firme ao se comunicar. Isso ajuda a transmitir confiança e credibilidade.

  3. Escutar ativamente: escute com atenção as opiniões e necessidades dos outros e demonstre interesse e respeito, estando aberto a colaborações quando possível.

  4. Não ser agressivo: evite atitudes hostis ou ameaçadoras. Ser claro e objetivo não deve significar ser rude.

  5. Não ser passivo: não se esconda atrás de desculpas ou fique em silêncio quando algo o incomoda. É importante lembrar que as suas opiniões e necessidades são tão importantes quanto as dos outros e merecem ser expressadas.

  6. Praticar: a prática é fundamental para desenvolver a habilidade de ser assertivo. Comece com pequenas situações do dia-a-dia e vá aumentando gradualmente o nível de dificuldade.

Alguns sentimentos podem dificultar o desenvolvimento de uma postura assertiva: baixa autoestima, ansiedade social, medo de ser incompreendido ou de desagradar, irritabilidade excessiva, sentimento constante de estar sendo subjugado/injustiçado... São situações que podem exigir a ajuda de um profissional, o qual pode auxiliar na reflexão sobre os pensamentos e crenças disfuncionais, e lhe auxiliar a reestruturá-los para que gerem sentimentos e comportamentos mais adaptados à sua realidade!


A assertividade é uma habilidade importante que pode levar a relacionamentos mais saudáveis e a uma maior satisfação pessoal. É importante comunicar-se de forma clara e objetiva, demonstrar confiança, escutar ativamente, evitar comportamentos agressivos ou passivos e praticar regularmente. Com alguma dedicação, é plenamente possível aprender a ser assertivo e se comunicar de forma mais eficaz e respeitosa!



Meu nome é Gabriel Resgala, sou psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental. Se desejar tirar dúvidas ou marcar uma sessão, basta clicar no botão abaixo para falar comigo. Sinta-se à vontade!


Comments


bottom of page