Sobre mim
Olá! Meu nome é Gabriel Resgala Silva, nasci em Juiz de Fora (MG), mas passei a infância e a adolescência na também mineira Carangola, ali pertinho da divisa com RJ e ES. Voltei à cidade natal para estudar, e em 2007 concluí o curso de Psicologia pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), tendo obtido na ocasião uma premiação especial do MEC pela nota máxima no ENADE, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (D.O.U. 26/07/07, s.1, p.14). A minha faculdade, na época, também alcançou a primeira colocação nacional.
Trecho do Diário Oficial da União de 26/07/2007
Depois fiz Especialização em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva (2008), Mestrado em Ciência da Religião (2010) e fui trabalhar numa empresa da cidade de São Paulo, avaliando a saúde mental de executivos e atuando em promoção de saúde do trabalhador. Depois trabalhei também em ONGs e desde 2018, primeiramente em Carangola e em atualmente em Juiz de Fora, tenho me dedicado exclusivamente à prática clínica em Terapia Cognitivo-comportamental, com a qual me identifico desde a graduação e na qual venho me aprimorando constantemente.
Desde então, já pude atender a mais de 160 pacientes de todo o país, totalizando mais de 2500 sessões. Encontrei-me profissionalmente na psicologia clínica, e é muito prazeroso observar como isso se reflete em meu trabalho!
Meu trabalho
Vivemos num mundo em que estresse, ansiedade, pânico, fobias e sentimentos depressivos são infelizmente muito comuns – assim como dificuldades na família, em relacionamentos, de organização, baixa autoestima e várias outras questões que afetam bastante nossa rotina, tirando nossa energia, dificultando o exercer das nossas atividades e o aproveitamento da vida em geral. Mas a boa notícia é que a ciência já demonstrou que é possível tratar essas questões de forma objetiva e humanizada, trazendo mais qualidade de vida à pessoa, sem efeitos colaterais significativos e sobretudo proporcionando maior autonomia para se conseguir lidar melhor com os próprios desafios do cotidiano. E é o que busco em minha atuação!
A Terapia Cognitivo-comportamental
A Terapia Cognitivo-comportamental (inicialmente denominada apenas “Terapia Cognitiva”) é uma metodologia de psicoterapia elaborada por Aaron Beck nos anos 1960, que desde então vem sendo continuamente aprimorada, ganhando grande aceitação da comunidade científica mundial e se tornando uma das principais indicações para uma série de questões psicológicas. Em um bom número de estudos, ela foi demonstrando possuir eficácia de longo prazo para diversos transtornos. Ou seja, foi confirmado que para vários casos, sem um tratamento excessivamente prolongado, é possível alcançar-se um estado duradouro de boa saúde mental.
Seus fundamentos baseiam-se, basicamente, em se estabelecer uma postura de reflexão sobre os próprios pensamentos e como eles se relacionam com nossas emoções e comportamentos. A partir daí, o conhecimento e o questionamento daquilo que se passa em nossa mente podem conduzir a uma abordagem mais focada na realidade, diminuindo o sofrimento mental desnecessário e levando a atitudes mais assertivas no dia-a-dia. Não se trata, portanto, de desenvoler a qualquer custo um pensamento positivo (que pode ser tão prejudicial quanto o negativo), mas de alinhar nossas interpretações às evidências que temos ao nosso redor. Esse processo, denominado "reestruturação cognitiva", é também auxiliado por técnicas comportamentais, que conduzem ao enfretamento da situação e colaboram na construção de um funcionamento mais coeso.
A abordagem humanizada
O grande desafio, porém, é aplicar essa metodologia sabendo-se das peculiaridades de cada ser humano, dos sentimentos genuínos evocados ao trazer-se à tona cada história, cada detalhe que carrega, em si, tanto significado. Para isto, podem ajudar a ética e o conhecimento acumulados pela psicologia em seus mais de cem anos de existência enquanto ciência e profissão, mas sobretudo o fato do profissional reconhecer-se, também, um ser humano, procurando deixar a pessoa atendida confortável ao reconhecer, à sua frente, alguém da mesma espécie. Como diria o clássico psicoterapeuta Carl Gustav Jung,
“conhecer todas as teorias, dominar todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, ser apenas outra alma humana.”
Meu atendimento
Atualmente presto atendimento para adultos, em sessões com duração de 50 a 60 minutos, pois é o tempo que considero minimamente necessário para um diálogo confortável e terapeuticamente eficaz. A frequência em geral é semanal, podendo o tratamento durar de algumas semanas a um número inespecífico de encontros, a depender das metas estipuladas entre paciente e terapeuta em cada caso – mas sempre visando o estabelecimento da saúde mental. O processo de alta é definido em conjunto com o/a paciente, avaliando a sua autonomia para lidar com os problemas trazidos inicialmente mas também a existência de outras questões que possa, posteriormente, desejar trabalhar em terapia.
Atualmente realizo atendimentos presenciais em Juiz de Fora-MG, na Compassio Saúde Mental (Rua São Mateus, 151). Caso queira saber sobre algo mais, basta entrar em contato pelo WhatsApp!