top of page
  • Foto do escritorGabriel Resgala Silva

Como me organizar?

A organização de vida é algo bastante importante para quem deseja ter uma vida equilibrada, evitando estresse e ansiedade. Mas, com a correria do dia-a-dia, muitas vezes não é nada fácil conseguir ter uma rotina minimamente estruturada, não é?

mesa de trabalho

Há algumas dicas úteis que podem ajudar a todos, independente da rotina específica. Mas há casos específicos (dupla/tripla jornada de trabalho, burnout, ansiedade/depressão, suspeita de TDAH, etc) em que a a organização torna-se bastante difícil - situações em que uma orientação profissional é bem importante. Se desejar ajuda, basta entrar em contato!


  • Para começar, você pode fazer uma Roda da Vida. Observe a figura abaixo, com uma sugestão de doze itens organizados em 4 grandes áreas - você pode criar/excluir itens de acordo com a sua realidade, se desejar. Tente analisar o quanto você está satisfeito/a com cada um deles, atribuindo uma nota de 0 a 10. Saiba que quase ninguém está satisfeito com todas as áreas da vida, mas esse exercício pode lhe auxiliar a definir o que é mais importante para você e, então, organizar suas metas de acordo com isso.

Roda da Vida

Fonte: Wikimedia


  • Definindo as áreas mais importantes, você irá então traçar suas prioridades. Faça uma lista de tudo o que é importante para você e estabeleça metas realistas para cada uma dessas áreas. Isso pode incluir sua carreira, relacionamentos, saúde, hobbies, etc.

  • Separe as metas entre curto, médio e longo prazos. E aqui vai uma dica importante: divida as metas de longo prazo em etapas curtas (submetas). Nosso cérebro tem dificuldades para lidar com um período de tempo longo, então é importante deixar tudo mais acessível!

  • Tente estipular prazos realistas para as metas e submetas. Dê especial atenção àquelas áreas em que, se você tiver resultados, haverá um impacto positivo nas outras partes da vida.

  • Antes de começar o seu dia (ou na noite anterior, para os mais ansiosos), faça um planejamento diário, definindo quais são as atividades que precisam ser realizadas e estabeleça uma ordem de prioridade para cada uma delas. Isso pode ajudar a evitar a procrastinação e a sensação de descontrole.

  • É importante definir horários para cada uma das atividades que você precisa fazer ao longo do dia, como trabalhar, estudar, fazer exercícios físicos, cuidar da casa e se divertir. Para uma rotina ser eficaz, é necessário ter equilíbrio entre essas atividades.

  • Especialmente em momentos que exigem grande concentração, como semana de provas ou época de alta demanda no trabalho, um exercício que pode ajudar é a Matriz de Eisenhower, exemplificada no quadro abaixo. Ela divide as tarefas em relação a importância e urgência. Lembre-se que, fora desses momentos que exigem foco atípico numa determinada área, atividades de lazer devem ser consideradas importantíssimas para a manutenção da saúde mental.


Matriz de Eisenhower

Fonte: Wikipédia


  • Por fim, é importante aprender a dizer não. Muitas vezes, a falta de organização na vida pode estar relacionada ao fato de aceitarmos mais compromissos do que somos capazes de cumprir. Por isso, aprenda a avaliar o que é realmente importante para você e aprenda a dizer não para aquilo que não se encaixa nas suas prioridades daquele momento - o que não quer dizer deixar de ser solícito quando for possível. Sempre que possível, tente comunicar-se de forma gentil, assertiva (sem soar agressivo ou egoísta); se a outra pessoa mesmo assim não entender a sua negativa, pense que o problema provavelente está nas exigências dela, não em você.

Lembre-se que a organização de vida não deve ser vista como uma tarefa exaustiva, mas sim como um processo contínuo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Ao adotar uma rotina mais organizada, você estará criando hábitos saudáveis que podem melhorar a sua qualidade de vida a longo prazo. Definir suas prioridades, criar uma rotina bem estruturada, ter um planejamento diário, aprender a dizer não e ver esse processo como um processo contínuo de desenvolvimento pessoal são alguns dos pontos-chave para alcançar seus objetivos. Muitas vezes a organização pode ser um desafio, mas os resultados valem a pena!



Meu nome é Gabriel Resgala, sou psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental. Se desejar tirar dúvidas ou marcar uma sesão, basta clicar no botão abaixo para falar comigo no WhatsApp. Sinta-se à vontade!


bottom of page